O filtro do ar é construído para que as impurezas em suspensão no ar sejam separadas, ficando as mais pesadas depositadas no fundo da caixa de filtração e as mais leves sendo retidas pelo elemento filtrante. O elemento filtrante é constituído de um papel especial para reter as impurezas, dispostos em fileiras (Plisses).

Todo o ar que entra no filtro é distribuído igualmente por toda a caixa, evitando concentração de impurezas apenas em um ponto do elemento filtrante.

Filtro de três Estágios

estágio Centrífugo

estágio Papel Plissado

estágio Papel ou Feltro (elemento secundário ou de segurança)

 

Este filtro é utilizado em regiões com ar extremamente contaminado (ex.: mineração, terraplanagem, etc.).

 

O elemento externo é o que retém as impurezas e o interno o que retém as partículas que escaparam ao externo, impedindo sua entrada no motor e garantem o processo durante a manutenção.

O Filtro de dois Estágios

1. O ar ambiente é aspirado para a carcaça do filtro.

2. Os direcionadores ou a entrada tipo tangencial criam uma ação de turbinagem centrífuga.

3. As partículas maiores são arremessadas para o exterior através do coletor de poeira, da válvula de descarga ou do ejetor.

4. Coletor de poeira, válvula de descarga ou ejetor.

Filtro de Estágio Único 

1. O ar ambiente é aspirado para dentro do filtro.

2. As partículas de impurezas são retidas à medida que o ar passa através do elemento de papel plissado.

3. O ar puro dirige-se então para o coletor de admissão do motor.

1. O ar ambiente é aspirado para dentro da carcaça.

2. As partículas de impurezas são retidas à medida que o ar atravessa o primeiro estágio exterior de papel plissado.

3. O ar purificado atravessa o elemento secundário interno, seguindo para o coletor de admissão.

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