Entenda o que interfere na vida útil da bateria de caminhões

A durabilidade de qualquer componente de um veículo depende bastante da forma como o motorista o usa. A vida útil da bateria de caminhões, por exemplo, pode durar de em média de 2 anos a 2 anos e meio, dependendo da forma como é tratada. Esta, com certeza, é uma diferença considerável.

É possível aumentar o aproveitamento de cada bateria apenas com pequenos cuidados essenciais no dia a dia, sem grandes investimentos extras. Se você quer garantir o máximo de retorno para suas baterias adquiridas ou orientar melhor os clientes da sua oficina, então veja aqui como pode aproveitá-las melhor com pequenas mudanças de hábito.

 

- Como saber se a sua bateria está acabando?

Problemas na partida

O sinal mais claro de que a vida útil da bateria de caminhões está chegando ao fim é quando ao tentar dar a partida, especialmente em um dia frio, e o motor não pega. Claro, pode ser que alguma outra coisa esteja errada, mas este é um bom lugar para começar a olhar, já que não é difícil de verificar.

 

Use o densímetro

Mesmo que você reconheça os sinais, a única forma de confirmar o problema é fazer um teste. Para isso, basta utilizar o densímetro, um aparelho que mede a corrente elétrica da bateria.

Se o valor estiver abaixo do padrão estipulado pelo fabricante, pode ser que a bateria esteja no limite de sua carga. É a forma mais prática e eficaz de confirmar e pode ser feita junto com qualquer verificação ou manutenção do caminhão.

- Como melhorar a vida útil da bateria de caminhões?

Não ligue outros equipamentos antes da partida

Você já deve ter ouvido falar do “pico da partida”. É aquele momento em que a descarga de energia no motor fica mais alta. E cada aparelho ligado, desde as luzes até o rádio, aumenta esse pico.

Quanto menos coisas estiverem ligadas nesse momento, mais suave ele tende a ser, o que evita que você puxe energia desnecessária da bateria. Se um cliente está reclamando muito da bateria, é melhor informá-lo sobre isso antes que perca tudo.

Desconecte a bateria em paradas prolongadas

Dependendo do propósito do caminhão, pode ser que ele passe dias ou mesmo semanas sem dar a partida. Para leigos, pode parecer que não há problema, mas você provavelmente já sabe que isso pode drenar pouco a pouco a bateria do veículo, já que os equipamentos e acessórios continuam puxando um pouco de eletricidade passivamente.

Portanto, compartilhe com o seu cliente a possibilidade de desconectar a bateria nesses períodos, já que essa prática pode render mais um ou dois meses de funcionamento.

 

Cuidado com os acessórios instalados

A vida útil da bateria de caminhões também depende bastante dos tipos de componentes adicionados ao veículo, especialmente os acessórios. Luzes extras, rádios, acendedores de cigarros, entre outros itens, podem drenar mais energia do que deveriam quando não vem de um bom fornecedor.

Antes de fazer qualquer instalação desse tipo no veículo, verifique a qualidade da peça e, claro, se o fabricante é de qualidade ou não. Oferecer o melhor serviço é fundamental nessas horas.

Agora que você sabe um pouco melhor como aumentar a vida útil da bateria de caminhões no seu dia a dia, pode orientar melhor os clientes da sua oficina.

Quer mais dicas para continuar aproveitando melhor seus veículos e melhorar seu desempenho? Então veja aqui o que observar durante a manutenção de caminhões!

.

Fonte: Chiptronic

+55  (31)  4112 - 2212

+55  (31)  3911- 4052

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone