Presença de água ocasiona a degradação prematura do diesel

Crucial importância da adoção e realização de pequenas e simples medidas de armazenagem do óleo diesel a fim de garantir a integridade do mesmo quando esta armazenado.

RECOMENDAÇÃO DA PETROBRAS


A Petrobras informa que o óleo diesel comercializado atualmente (seja S-500 ou S-10, ambos B7) deve ser estocado de preferência pelo período de 30 dias. Na estocagem do combustível por período superior, o produto pode se deteriorar e apresentar formação de sedimentos e impurezas, resultado da degradação microbiológica e oxidativa, na forma de borra de coloração amarronzada.Essa situação ocorre em decorrência da reação química do combustível e seus componentes com elementos metálicos, como cobre, titânio, chumbo, zinco, etc.


CUIDADOS PARA EVITAR A DEGRADAÇÃO DO DIESEL

Essa degradação é muito potencializada com a presença de água e oxigênio nos reservatórios de combustível, sejam eles de veículos ou abastecimento, por isso, recomenda-se sempre manter os tanques sempre cheios, diminuindo o máximo o contato do diesel com o oxigênio.

A degradação do óleo diesel acontece por diversos fatores, destacaremos a higroscopicidade (capacidade de alguns corpos inorgânicos, e de todos os orgânicos, de absorverem a umidade), como assunto principal.

Essa característica do óleo diesel invariavelmente tende à incorporação de moléculas água, presentes na umidade do ar ao combustível ,levando a proliferação dos micro-organismos( bactérias, fungos e leveduras) que aceleram o processo de degradação do combustível, deixando-o inutilizável , se armazenado por longo período.

A operação com os sedimentos insolúveis no óleo diesel condiciona, cedo ou tarde, à obstrução dos elementos filtrantes dos motores e do sistema de injeção, corrosão e depósitos no sistema de combustão.

Por esta razão, ressaltamos que os tanques que estocam o diesel, em especial, por longos períodos, devem possuir drenos e realizar a efetiva inspeção e drenagem semanal de água  e qualquer outra impureza, que esteja decantada no fundo tanque. Estar sempre com a limpeza em dia, protegidos de luz e de altas temperaturas, a fim de evitar, conforme visto, que ocorra a oxidação do combustível  e a proliferação bactérias ao óleo.

No caso dos veículos, caso o tanque não possua dreno na parte inferior, certamente o filtro separador de água do veículo possuirá, devendo ser realizada a operação da mesma forma, porém na frequência diária.

Existem no mercado alguns produtos ,como os otimizadores de combustível  que possibilitam uma maior longevidade do combustível durante o armazenamento, funcionando como estabilizadores da cadeia de hidrocarboneto e agindo também como bactericida.


#deolhonodiesel #fiquepordentro


29 visualizações

+55  (31)  4112 - 2212

+55  (31)  3911- 4052

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone