Problemas mecânicos: o que fazer quando o caminhão está perdendo força?

Verificar a circulação de ar no motor

Para que o motor funcione de maneira adequada e desenvolva toda a sua potência, é fundamental que, misturado com o combustível, haja também a presença de ar na proporção correta. Quando isso não acontece, o motor não consegue queimar todo o combustível, fazendo com que o caminhão perca força.

Para saber se esse é o seu problema, basta fazer uma verificação nos filtros de ar. Quando estão muito sujos ou entupidos, eles podem impedir a passagem do ar, obrigando o motor a se esforçar mais para funcionar. Desse modo, haverá uma grande redução na energia destinada à força motriz, que faz o caminhão andar.

A saída de ar também pode ser o causador de problemas mecânicos. Quando o motor precisa trabalhar mais para empurrar os gases para fora, também há perda de potência. Portanto, verifique também se existe alguma restrição de escape na tubulação e no catalisador.

 

Analisar se há problemas de compressão

A compressão interna do motor é fundamental para a queima do combustível em conjunto com o ar. Por isso, você também deve verificar os componentes responsáveis pela compressão quando o caminhão estiver perdendo força.

Os anéis de pistão se desgastam ao longo do tempo, impedindo que a compressão atinja os níveis ideais. Esse problema também pode causar vazamento de óleo da parte inferior do cilindro, contaminando a mistura de ar e combustível na câmara de combustão, o que também afeta o desempenho do motor.

Verifique também as válvulas de admissão e escape dos cilindros. Depósitos de carbono podem causar seu mau funcionamento, prejudicando a compressão do motor e a força do caminhão.

Abastecer com combustível de qualidade

Como vimos, a qualidade da mistura presente câmara de combustão interfere diretamente na potência do motor. Por isso, abastecer com um bom combustível é fundamental para que o caminhão desenvolva toda sua força.

Combustíveis de baixa qualidade são responsáveis pela formação de depósitos de resíduos em diversos componentes do motor e do sistema de injeção. Quando há entupimento dos bicos injetores podem ocorrer diversos problemas na leitura dos sensores, afetando a alimentação do motor.

A dica é optar sempre pelo diesel S-10, que possui teor reduzido de enxofre e atende às exigências do sistema EURO 5, norma que regulamenta a emissão de poluentes de veículos diesel.

Fonte: Chiptronic

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