A contaminação do óleo diesel

Além da contaminação de origem física, como poeira, partículas abrasivas, água, etc., devemos considerar a contaminação produzida pela instabilidade química do óleo diesel, que é uma mistura completa de hidrocarbonetos. Muitos desses hidrocarbonetos são quimicamente estáveis não reagindo rapidamente com o oxigênio ou outros elementos. Os produtos parafínicos e naftênicos estão dentro desta categoria. Os produtos aromáticos, oleofínicos e diolefínicos, já não são tão estáveis e tendem a reagir com oxigênio (gomas). O material solúvel resinoso pode transformar-se posteriormente em material insolúvel, pela ação de temperaturas um pouco mais elevadas e por períodos maiores de estocagem. A presença de água nos tanques, proveniente de condensação da umidade de ar, em contato com as partes metálicas, e com o enxofre do combustível irá produzir óxidos metálicos que formam um material sólido abrasivo. Este material é constituído de minúsculas partículas que chegam a ter a mesma densidade que o óleo diesel, e, portanto, não decantam ou se separam naturalmente do combustível. São elas que dão aquele tom marrom-escuro ao óleo diesel contaminado.

A água não contribui para formação de gomas, mas proporciona um meio favorável à proliferação de bactérias, fungos e ferrugem. Todo este ecossistema está presente em um tanque de armazenamento, o que contribui para acelerar todo o processo contaminante. A oxidação das paredes internas de um tanque acelera-se à medida que o mesmo vai sendo esvaziado pelo consumo. O óleo diesel reposto entra em contato com paredes cada vez mais poluídas. Recentes alterações nas especificações do óleo diesel, permitiram acrescentar Nafta a este produto, que sendo  um poderoso solvente, ao entrar em contato com estas superfícies oxidadas e contaminadas, irá dissolvendo estas incrustações que irão acelerar a contaminação do óleo diesel ,tratando-se de mais um fator de auto-contaminação. Os filtros naturais (cartuchos de papel) instalados junto aos motores diesel, rapidamente são obstruídos pelo combustível contaminado, devido à reduzida área de filtragem desses elementos. Essa obstrução será tanto mais rápida quanto maior for a contaminação do óleo diesel recebido dos tanques.

Estes filtros naturais, tipo cartucho, não desempenham a sua função protetora se o combustível que recebeu tiver um nível de contaminação maior que a sua capacidade de remoção de contaminantes.

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