Como a água "surge" no óleo diesel ?

Água pode aparecer no tanque de variadas formas ,como por exemplo, partir do recebimento de um novo carregamento de óleo diesel, seja na forma de água livre (não emulsionada), dispersa, em emulsão e/ou solúvel. Quando o óleo diesel se apresenta turvo é sinal contém gotas de água minúsculas emulsionadas ,elas não decantam e dão aspecto turvo ao combustível. Até uma  pequena contaminação do óleo diesel com substância surfactante (sabões ou detergentes) tem o poder de fazer com que gotas de água muito pequenas fiquem dispersas no óleo, causando turvação no combustível.

 

A água surge continuamente no óleo diesel, a partir da condensação da umidade do ar  no interior do tanque , se não estiver completamente cheio, e pela umidade que entra no tanque pelo bocal de “respiração”,comumente chamado. É importante lembrar que desde uma refinaria até o  consumidor final, o óleo diesel passa por 4 a 8 tanques e todos esses tanques têm a possibilidade de conter alguma água e contaminações ( micro-organismos , ferrugem , etc...). Considerando, no entanto, que a quantidade de umidade contida no ar é pequena e que a água que ficará retida no tanque a partir da condensação,será somente uma parcela da umidade do ar, não se pode esperar uma grande quantidade de água depositada no fundo do tanque resultante da umidade do ar.Embora qualquer quantidade,água no diesel,acelera o processo de de degradação do combustível.

 

Outros fatores envolvidos na condensação da umidade do ar são as diferenças de temperatura e pressões parciais entre o ambiente externo e o interior do tanque. Mesmo o grau de secagem que o óleo diesel tenha alcançado na refinaria poderá mascarar parcialmente o efeito da condensação da umidade do ar, isto é, se o óleo diesel estiver muito seco ele absorverá total ou parcialmente a água originada da umidade do ar.

Água no fundo do tanque de óleo diesel tem o potencial de criar atividade microbiana, que degrada o combustível, gera borras e satura elementos filtrantes mais rapidamente, além de prejudicar o funcionamento da bomba injetora ou bico injetor do motor diesel. A água contribui ainda para causar corrosão em equipamentos da cadeia de distribuição de combustíveis.

Fiquem atentos pessoal !

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