Óleo Diesel

 

 

O Óleo Diesel é um combustível derivado do petróleo sendo constituído basicamente por hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contém átomos de carbono e hidrogênio). Alguns compostos presentes no diesel, além de apresentar carbono e hidrogênio apresentam também enxofre e nitrogênio. Normalmente, o diesel é um combustível mais “pesado” do que a gasolina e apresenta-se com cadeia carbônica de 6 a 30 átomos.

Produzido a partir da refinação do petróleo, o óleo diesel é formulado através da mistura de diversas correntes como gasóleos, nafta pesada, diesel leve e diesel pesado, provenientes das diversas etapas de processamento do petróleo bruto. As proporções destes componentes no óleo diesel são aquelas que permitem enquadrar o produto final dentro das especificações previamente definidas e que são necessárias para permitir um bom desempenho do produto, minimizando o desgaste dos motores e componentes e mantendo a emissão de poluentes, gerados na queima desse combustível, em níveis aceitáveis.

 

TIPOS DE ÓLEO DIESEL

São definidos e especificados, atualmente, pelo Departamento Nacional de Combustíveis (DNC), quatro tipos básicos de óleo diesel: A, B, C, e D.

 

Segue abaixo:

Tipo A – É o óleo diesel utilizado em motores de ciclo diesel (ônibus, caminhões, carretas, veículos utilitários, etc.) e em instalações de aquecimento de pequeno porte. Este óleo encontra-se disponível em todas as regiões do Brasil e caracteriza-se por possuir um teor de enxofre de, no máximo, 1,0%.

Tipo B – É o óleo diesel conhecido como “metropolitano”. Tem a mesma aplicação do diesel tipo A diferindo dele por possuir, no máximo, 0,5% de enxofre e por somente ser comercializado, atualmente, para uso nas regiões metropolitanas das seguintes capitais: Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza.

Tipo C – Este tipo de óleo diesel caracteriza-se, principalmente, por possuir, no máximo, 0,3% de enxofre. Outro item que diferencia este tipo de diesel dos demais é a temperatura necessária para destilação de 85% do seu volume: 360ºC contra 370ºC dos demais tipos. 

Tipo D – É o óleo diesel marítimo. É produzido especialmente para a utilização em motores de embarcações  marítimas. Difere do diesel Tipo A por ter especificado o seu ponto de fulgor em, no máximo, 60ºC.

Óleo Diesel Aditivado

Além dos tipos básicos de óleo diesel anteriormente apresentados, encontra-se disponível em alguns postos de serviço o óleo diesel aditivado. Trata-se, do óleo diesel dos tipos A, B ou C que, após sair da refinaria, recebe, nas distribuidoras, uma aditivação que visa conferir ao produto melhores características de desempenho. Normalmente estes aditivos apresentam propriedades desemulsificante, anti-espumante, detergente, dispersante e de inibidor de corrosão.

Com estas características fornecidas pelos aditivos evita-se que o diesel forme emulsão com a água o que, quando ocorre, dificulta a sua separação do produto e impede a sua drenagem. Pretende-se, também, permitir o rápido e completo enchimento dos tanques dos veículos ( o que antes era prejudicado pela geração de espuma ), manter limpos o sistema de combustível e a câmara de combustão, aumentando a vida útil do motor e minimizando a emissão de poluentes. Além destes benefícios, um dos aditivos ( o inibidor de corrosão ) minimiza a corrosão dos tanques de armazenagem e dos tanques de combustível dos veículos.

Diesel S500 - O Diesel S500,traz este nome pois contém 500 mg/kg, ou partes por milhão, de teor máximo de enxofre. O tipo mais simples de diesel não apresenta nenhum tipo de aditivo e possui colocação avermelhada, devido a pigmentação artificial obrigatória de acordo com a regulamentação estabelecida pela ANP – Agência Nacional de Petróleo.

Diesel S10 - O Diesel S10, traz em sua composição uma adição de 10% de Biodiesel e teor de enxofre máximo de 10 mg/kg, visando reduzir ao máximo a emissão de partículas nocivas na atmosfera e, consecutivamente, causar menos danos ao meio ambiente. Seu nível de cetano é registrado em 48, contra 42 do Diesel S500. Outro favor de extrema importância é sua capacidade solvente de sujeiras, devido a presença maior de hidrogênio.Com um número de cetano mais elevado, há um menor atraso da ignição e uma melhor qualidade de combustão.

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