Biodiesel, entendendo um pouco mais.

Em termos gerais, o biodiesel é um combustível alternativo de queima limpa, produzido de óleos vegetais (girassol, mamona, soja, babaçu e demais oleaginosas) ou de gorduras animais e é tido como um combustível renovável. E o que isso influência ?



Pela definição da legislação brasileira (Lei nº 11.097, de 13 de janeiro de 2005), biodiesel é um biocombustível derivado de biomassa renovável, usado em motores de combustão interna com ignição por compressão ou ainda, para geração de outro tipo de energia, que possa substituir, parcial ou totalmente, os combustíveis de origem fóssil (Biodiesel 2009).


Em termos gerais, o biodiesel é um combustível alternativo de queima limpa, produzido de óleos vegetais (girassol, mamona, soja, babaçu e demais oleaginosas) ou de gorduras animais e é tido como um combustível renovável. O biodiesel não contém petróleo, mas pode ser adicionado a este, formando uma mistura, que pode ser usada em motores de ignição a compressão com uma mínima necessidade de modificação (Biodiesel 2009).


Uma vantagem do biodiesel é que sua combustão tem demonstrado ser mais limpa que a combustão de diesel derivado de petróleo, pois suas propriedades permitem a redução na emissão de dióxido de carbono (CO2), particulados, óxido nitroso (NOX), eliminação de enxofre e da emissão de compostos aromáticos. Sendo proveniente de uma energia limpa, não poluente, o seu uso em motor a diesel convencional resulta, quando comparado com a queima do diesel de petróleo, numa redução substancial de monóxido de carbono e de hidrocarbonetos não queimados (Newman 1993).


O biodiesel pode ser utilizado diretamente em motores e equipamentos movidos a diesel, reduzindo os custos com modificações em infra-estrutura (Newman 1993). Vale lembrar que durante a Exposição Mundial de Paris, em 1900, um motor de ciclo diesel foi apresentado ao público, funcionando com óleo de amendoim. Os primeiros motores a diesel eram de injeção indireta. Esses motores eram alimentados por petróleo filtrado, óleos vegetais e até mesmo por óleos de peixe (Biodiesel Brasil 2009).


Questões sobre a viabilidade de se produzir quantidades suficientes de Biodiesel para suprir a demanda de combustíveis têm sido levantadas. Para isto, pesquisadores estão trabalhando para cortar custos, melhorar a eficiência e utilizar fontes mais baratas para produção do mesmo. Algumas respostas têm sido obtidas por algumas técnicas 4 como empregar associações (misturas) de biodiesel/diesel em várias proporções, o que também resulta em menores emissões de poluentes e, em alguns casos, menos situações ambientalmente perigosas (Chowdhury & Fouhy, 1993).


1.3.3. Mistura Biodiesel/Diesel


O biodiesel pode ser usado misturado ao óleo diesel proveniente do petróleo em qualquer proporção. Dependendo desta proporção, há a necessidade de mínimas alterações mecânicas nos atuais motores a diesel (ANFAVEA 2009). A concentração de biodiesel é informada por meio de uma nomenclatura específica, definida por "BX", onde B refere-se à nomenclatura Biodiesel e X refere-se à percentagem em volume do biodiesel ao qual é misturado ao diesel do petróleo.Assim, B5, B20 e B100 referem-se, respectivamente, às misturas de biodiesel ao diesel contendo 5, 20 e 100% de biodiesel (Biodiesel 2009).



#deolhonodiesel #fiquepordentro

16 visualizações

+55  (31)  4112 - 2212

+55  (31)  3911- 4052

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone